Modalidades de participação

Roda de Conversa

As rodas de conversa acontecerão todas as manhãs do evento, permitindo que os indígenas participantes possam interagir, trocar experiências e expressarem seus pontos de vista e opiniões sobre os temas do evento, sua logística, etc. 

Pôster

Apresentação de trabalho na modalidade pôster sobre os temas do evento. Os pôsteres serão apresentados nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 8h às 9h. Trata-se de um espaço ideal para apresentações e interações em um maior espaço de tempo.

Comunicação

Apresentação de trabalho na modalidade oral sobre os temas do evento. Serão selecionados 18 trabalhos para apresentação nesta modalidade. Os trabalhos serão apresentados nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 16h às 18h30. Cada apresentação terá no máximo 20min de duração. 

Oficinas

Serão ao todo ofertadas três oficinas no período da manhã, todas elas acerca dos temas do evento. A participação integral nas oficinas dará direito a certificação, com o número de horas correspondente às atividades da oficina. Os candidatos devem explicitar as motivações para a participação na(s) oficina(s).

Sem Apresentação

Todas as atividades do evento estão abertas para participação da comunidade, sem necessidade de apresentação de trabalhos ou envolvimento direto nas rodas de conversa. No entanto, os participantes devem se inscrever no evento, explicitando as motivações para a participação no evento.

Submissão de trabalhos

Propostas de apresentação na modalidade comunicação e pôster devem ser enviadas exclusivamente através de formulário próprio. As propostas devem conter os dados de contato do proponente, o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) por afiliação{ões) e e-mai(s)l de contato, no mínimo três palavras-chave e um resumo com no máximo 4000 caracteres.

Propostas de participação ativa em rodas de conversa também devem ser enviadas exclusivamente através de formulário próprio. O resumo desta atividade deve indicar que tipo de contribuição pretende-se dar às conversas: relatos de experiência, análise de conjuntura, proposta de ações, etc. Indígenas terão prioridade nessa atividade.

Inscrições

Para participar em qualquer uma das modalidades acima descritas, é necessária a inscrição. Há formulários específicos para cada atividade. Todas as atividades têm vagas limitadas, por essa razão recomenda-se a inscrição adiantada. A inscrição é gratuita. Sugerimos, todavia, que os inscritos colaborem com o Fundo Aryon Rodrigues, uma iniciativa da Abralin que tem por objetivo financiar projetos de documentação, descrição e revitalização de línguas indígenas.

Datas Importantes

  • Data Limite p/ Envio de Trabalhos: 15 de agosto de 2019
  • Envio de Cartas de Aceite: 01 de setembro de 2019
  • Data Limite p/ Inscrição no Evento: 10 de novembro de 2019
  • Datas do Evento: 11 a 14 de novembro de 2019
  • Data Limite p/ Envio de Trabalho Completo: 31 de janeiro de 2020

Regras para Apresentação

Rodas de Conversa

As rodas de conversa serão mediadas. É importante, para que sejam proveitosas, que se observe um encaminhamento temático e uma contribuição pertinente, sistemática, democrática. Possíveis encaminhamentos resultantes dos trabalhos realizados nessa atividade são: (i) elaboração de documentos, (ii) elaboração de propostas para futuros eventos, (iii) elaboração de relatórios, (iv) publicações dos relatos em mídias diversas.

Pôster

A Associação Brasileira de Linguística incentiva a criatividade dos participantes na elaboração de pôsteres. Por essa razão, não disponibilizamos modelos para pôster. A única exigência que fazemos é acerca das dimensões do pôster, que deve ser de 120cmx80cm. O pôster deve também trazer um cordão para ser pendurado no suporte que será disponibilizado para esse fim. Consulte o nosso tutorial com dicas para elaborar e apresentar pôsteres de maneira eficaz.

Comunicação Oral

As apresentações orais devem ocupar um espaço máximo de 20 minutos por apresentação. Um modelo de slides será disponibilizado futuramente, mas a utilização desse modelo é opcional. Os apresentadores devem ficar responsáveis por todas as questões técnicas envolvendo a apresentação, pois a organização do evento não garante suporte para além da disponibilização de equipamentos básicos.

Regras para certificação

Certificados de apresentação de trabalho e/ou participação nas atividades do evento serão conferidos pela Associação Brasileira de Linguística desde que o participante esteja devidamente inscrito e credenciado no evento. Não serão, sob nenhuma hipótese, conferidos certificados para participantes que não se inscreverem no evento. Certificados de apresentação de trabalho só serão conferidos aos participantes que efetivamente apresentaram trabalho(s) no evento.

Publicação de Trabalhos

Trabalhos apresentados no evento Viva Língua Viva 2019 poderão ser submetidos para publicação. Os autores que desejarem submeter trabalhos para publicação deverão fazê-lo até o dia 31/01/2020. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato de artigo. 

  1. Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês.
  2. Antes de submeter os trabalhos, os autores devem se comprometer a realizar uma criteriosa revisão textual. Os autores devem assumir os problemas textuais presentes nos textos submetidos. Os editores e/ou avaliadores da Revista não farão qualquer tipo de revisão textual.
  3. Os autores que submeterem seus trabalhos estarão automaticamente declarando que foram observados os princípios éticos, bem como cumpridas as exigências legais relativas à ética em pesquisa tanto do país em que mantêm seu vínculo institucional como daquele em que vivem as pessoas participantes da pesquisa.
  4. Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a Abralin, que, por sua vez, utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons, que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria. Os textos publicados poderão ser reproduzidos, no todo ou em parte, desde que sejam citadas, de maneira adequada, sua procedência e autoria.
  5. Todos os autores deverão obter gratuitamente o identificador ORCID no endereço: https://orcid.org/register.
  6. Trabalhos que não seguirem a formatação exigida (apresentada abaixo) serão rejeitados.
  7. Todos os trabalhos serão avaliados por pareceristas. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.
  8. A publicação do trabalho está condicionada à aprovação do mesmo pela comissão editorial, levando em conta o processo de avaliação.

Mais detalhes acerca da submissão de trabalhos para publicação podem ser encontrados nas Diretrizes para Autores.